27 setembro 2013

Voto assumido (ou não?)


Agora que a campanha eleitoral para as autárquicas está a dar as últimas, já assumi em quem vou votar.

Assim:

Presidente da Assembleia Municipal:

ANDREIA BRINGELA (Gostamos muito dela, cá em casa)



Presidente do Município:

CARLOS NÓBREGA (porque é o candidato mais natural para Castro Marim)



Presidente da Junta de Freguesia de Altura:

NÉLIA MATEUS (porque fez um bom trabalho nos últimos quatro anos)



P.S. - Como até domingo ainda tenho dois dias de reflexão, quem sabe se, depois de reflectir profundamente, não acabarei por votar na branca PUREZA, que nunca deixou uma promessa por cumprir.



24 setembro 2013

E o civismo, onde se perdeu?

Numa medida que me parece acertada, os responsáveis do Município de Castro Marim decidiram transferir três dos seis contentores que se encontravam no ecoponto do parque de estacionamento junto à Avenida 24 de Junho, em Altura, para as imediações do Centro de Saúde.


(Clicar nas fotos para aumentar)


Porém, se a decisão da transferência foi boa, a localização escolhida já não é tão boa. Colocados junto a um espaço verde, o acesso aos contentores só é facilitado de um dos lados, já que, como a imagem mostra, do lado oposto fica encostado a uma sebe, que nem sempre está aparada como acontece agora, o que dificulta a deposição dos objectos, além de obrigar a pisar a zona ajardinada.

Por outro lado, alguns residentes têm do civismo uma noção muito própria, não se preocupando em deixar livre o espaço junto aos contentores.




Ontem à tarde era este o aspecto do espaço, sucedendo que alguns dos ramos são, presumo eu, ramos cortados da figueira que se encontra por detrás dos contentores e que pertence à autarquia.




Hoje, porém, a situação era a que as restantes imagens nos revelam.



Não seria possível mudar a localização dos contentores? Por exemplo, para o passeio lateral do Centro de Saúde , que tem espaço suficiente, ou mesmo para um dos lugares de estacionamento, o que também não devia levantar grandes dificuldades aos automobilistas.

Parafraseando os autores de pareceres públicos “Suas Excelências, no entanto, melhor resolverão!”



21 setembro 2013

West Side Story - The Making Of




Às vezes a caixa de e-mail  não nos traz apenas spam, ou aquelas dúzias de e-mails com as melhores fotografias do ano (com tanto photoshop, que até dá náuseas), apanhados que, muitas vezes, ou estão demasiado vistos, ou não têm piada nenhuma, etc., etc..

No meio de toda esta tralha, também nos chegam preciosidades como esta que aqui vos deixo.

Devia andar pelos 20 anos quando vi este filme, na antiga sala do Monumental, em Lisboa. Ainda hoje o considero um dos melhores filmes de sempre. 

Para quem não sabe Inglês pode parecer que não vale a pena ver o vídeo até ao fim. Penso que estão enganados: quer a interpretação das canções, quer a beleza da música, deixam-nos pregados ao monitor.

Mesmo perdendo alguma qualidade na definição, acho que vale a pena ver com a imagem expandida.


13 setembro 2013

As auto-caravanas em Altura


(Clicar nas fotos para aumentar)

Os donos desta auto-caravana, de matrícula alemã, deram-se ao luxo de transportar num reboque o Smart que se vê na imagem, bem como a motorizada que está ao centro da imagem, para facilitar as deslocações.

Um leitor anónimo, ao deixar o seguinte comentário no post Benditas Eleições:

“como residente em Altura, ao ver este blog não posso dizer que não estou de acordo com tudo o que aí está, embora os chuveiros seja uma coisa que não me importa muito, vão a casa tomar banho ou os turistas pensam que o Algarve tem de suportar todas as vossas exigências, tiveram uns lava pés que esses turistas que vinham com a sua caravana, davam-se ao trabalho de tirar a ponta da torneira para encher o garrafão para levar água para o seu depósito da auto caravana, uma das coisas que deveriam proibir era o estacionamento de autocaravanas, esses turistas não trazem nada de bom para Altura, é só bom para eles, não dão nada á freguesia, apenas deixam cá "lixo" e levam tudo o que podem sem qualquer custo.
Outro ponto é o espaço de lazer no centro de Altura, aquelas tábuas uma verdadeira vergonha, com muita pena minha que ninguém responsável por essa obra, quando digo responsável falo no arquitecto, engenheiro ou mesmo vereadores, tivessem la cravado algum dedo naqueles pregos ou mesmo nas tábuas, essa foi uma grande pena minha, em 16anos que lá estiveram só souberam é passear de carro e dizer que sou vereador e presidente e arranjar mais "tachos" aqui e ali, por Altura uma freguesia que tem muito para dar ao concelho é a freguesia que mais turistas atrai ao concelho, que vêem cá deixar dinheiro, em 16anos nada fizeram por Altura, nada de nada, Altura se não fosse a boa praia que tem e alguns pontos de referência a nível de hotelaria, ninguém vinha a Altura, façam mais obras na serra do concelho de castro marim que é a serra que irá dar proveito, ainda falam em ir para outros municipios, esperos que o povo Tavirense esteja de olhos bem abertos, irá só para ganhar mais algum dinheiro, mais nada e andar a comer e beber á conta da CM como o fez em 16anos no concelho de castro marim “

deu-me o mote para abordar um tema há muito à espera de vez: o caso do anárquico estacionamento das auto-caravanas em Altura.



Uma imagem do parque de estacionamento da praia, no caso de terra batida.


A partir de Outubro e até Abril/Maio os parques de estacionamento da praia, bem como outras zonas próximas, ficam a abarrotar com centenas de auto caravanas, de matrícula estrangeira na sua esmagadora maioria, perante a benevolência das autoridades, talvez porque, por um lado, não há nenhum parque de auto-caravanismo, ou sequer de campismo; por outro (e aqui discordo do comentador), porque, embora sem a relevância dos meses de Verão, sempre vão dando alguma animação à economia local. Pouca, é certo, mas não podemos esquecer que grão a grão enche a galinha o papo. Neste caso, euro a euro, vai-se compondo a caixa do minimercado, do café, da padaria, e por aí fora.
 
Nos meses de Verão, é certo que em menor número, pontificam os auto-caravanistas portugueses.



Julho: Auto-caravanas de matrícula portuguesa, numa rua junto à praia

O comentador tem razão ao referir o modo pouco ortodoxo que os auto-caravanistas usam para encher os depósitos de água, e sim, apesar de terem algum cuidado, há sempre lixo que fica (nos meses de Verão piora um pouco).
 
Quanto à proibição de estacionamento, trata-se de um tema controverso. A legislação existente permite uma dúbia interpretação, quando se refere apenas (tanto quanto sei) ao parqueamento de caravanas, pelo que os auto-caravanistas, que não se consideram campistas, se acham no direito de estacionar na via pública, nas mesmas condições que todos os outros veículos.



Esta imagem tem a particularidade de mostras as auto-caravanas estacionadas junto ao sinal que o proíbe, no parque do Intermarché de Altura.

Alguns municípios (Faro e Vila Real de Santo António, por exemplo) proibiram, perante os protestos das associações de auto-caravanistas, o estacionamento fora dos parques de campismo e caravanismo.
 
O Plano de Ordenamento da Orla Costeira explicita que “excepto se houver disposição camarária em contrário, é proíbida a pernoita nos parques de estacionamento de apoio às praias, entre as 0h00 e as 8h00.”
 
A conclusão é que ninguém sabe bem “às quantas andam”



Outra imagem do parque de estacionamento, sem as condições minímas


A candidatura do PS às próximas eleições autárquicas, em Castro Marim, pela voz do candidato Carlos Nóbrega prometeu a resolução deste problema, com a criação de um parque de auto-caravanismo, dotado das necessárias infra-estruturas. Acredito que seja essa a vontade do candidato. A questão que se põe, e que ele ganharia em esclarecer, é qual o espaço da freguesia com condições para levar a cabo esse projecto, que julgo que acabaria por se pagar com as taxas cobradas aos utilizadores (eu sei que está na moda chamar-lhes “utentes”; mas embirro com essa designação).

Esperemos para ver, sabendo-se que as necessidades do Município são muitas, ao contrário das verbas necessárias para as colmatar.



09 setembro 2013

Altura ao Abandono (Até Quando?)


(Clique nas imagens para aumentar)


O Lar para Idosos está assim há vários anos
 

“(...) Passo Férias em Altura todos os anos no mês de Agosto, e ás vezes mais uns dias, há cerca de 11 anos.
Realmente foi uma boa requalificação desta zona, que antes tinha "esgotos a ceu aberto", mas pelo passar do tempo a falta de manutenção levou ao que todos podemos observar.
Mas oxalá fosse só aqui que o trabalho precisa de ser feito.
Um chuveiro ou mais na praia é mais do que imperativo, não é aquele lava-pés, que no fim do mês passado, na praia principal já só uma das torneiras funcionavam, que faz filas enormes, que substitui um chuveiro.
Realmente as infra- estruturas deveriam ser melhoradas e teríamos a tão merecida bandeira azul, que mais mérito traria á nossa praia !

Outro espaço que necessita de intervenção é os courts de ténis e a antiga zona alamar toda abandonada e degradada, onde os miudos facilmente acedem a ruinas, onde o perigo espreita !


Os courts de ténis, sem vedação
 
Este texto corresponde à parte essencial de um comentário deixado por um leitor que assina “Nunomi”, no post intitulado Benditas Eleições".
Não posso deixar de lhe dar razão, e estou certo de que o executivo que sair das próximas eleições, não deixará de  intervir, corrigindo, a maior parte das falhas apontadas pelo leitor.

 



Aqui havia um "half-pipe" para os praticantes de skate
 

Não sei, como ninguém sabe, hoje, quem sairá vencedor das eleições em Castro Marim. Das quatro listas concorrentes, apenas tenho conhecimento pormenorizado do programa da lista encabeçada por Carlos Nóbrega, apesar das tentativas que tenho feito para saber das propostas dos restantes candidatos. Li uma entrevista do candidato Francisco Amaral (que, depois de presidir ao Município de Alcoutim durante 20 anos, onde não pode continuar, impedido pela Lei de Limitação de Mandatos parece ter decidido abandonar o exercício da Medicina, para tentar uma profissionalização (?) definitiva como autarca, desta vez em Castro Marim), onde, depois de elogiar o trabalho do actual presidente, filiado no mesmo partido, elencava uma longa e genérica lista de obras que se propunha fazer – uma espécie de catálogo do IKEA - e que o elogiado presidente cessante devia ter feito, mas não fez.

 



Aspecto da degradação a que se refere o leitor
 

Pela dinâmica da campanha, até agora, parece-me que Carlos Nóbrega está a fazer o caminho que o levará ao gabinete da presidência do Município. E, pelo que sei dos seus propósitos, os problemas levantados no comentário acima referido, terão solução a breve prazo, no caso de se confirmar a sua eleição. Com uma excepção, julgo eu. A zona do Alamar é propriedade privada, pelo que o Município não poderá intervir, a não ser em circunstâncias especiais, que a lei prevê, mas que exigiriam um considerável investimento, inviável numa altura em que a vereação que vai terminar o mandato deixa o Município com um passivo de cerca de 15 milhões de euros.

 




Outra imagem da degradação

É no que dá uma política de clientelismo político, que por todo o país tem levado ao desbaratar de verbas para obras de fachada, sem qualquer utilidade prática para as populações. Veja-se, no “nosso” caso, o Pavilhão construído no Azinhal. Quantas vezes por ano é utilizado, e para quê?
E quantos desses 15 milhões estão “enterrados” no Lar para Idosos de Altura, sem qualquer proveito, porque, por evidente falta de planeamento, a obra está parada à espera de financiamento, e a degradar-se, há anos.

 


O que agora tem este aspecto...
 
 
 

 
 
... já foi assim; uma "cascata" que nos transmitia uma sensação de agradável frescura.
 
Caro “Nunomi”, seria um longo desfiar do rosário dos problemas do Município em geral, e da freguesia de Altura em particular. Mas fico-me por aqui, que este post já vai longo.
Resta-me agradecer o seu comentário.

04 setembro 2013

Benditas eleições!



Em Agosto de 2012 escrevi este texto (de que dei conhecimento ao Município de Castro Marim) denunciando a degradação progressiva da “área de lazer” de Altura.

Durante mais de um ano, os responsáveis municipais nada fizeram. Porém, agora, acharam que era altura de agir e, como estas fotos mostram, iniciaram-se os trabalhos de renovação daquele espaço.



Ao contrário do que se aventa por aí, estas obras nada têm, certamente, a ver com o aproximar das eleições autárquicas, nem com as previsões que apontam para um estrondoso desaire eleitoral do partido que actualmente (des)governa o nosso concelho.



Pois quanto a mim, que sou um tipo muito crédulo no que à boa fé dos nossos autarcas diz respeito, esta decisão tem a ver apenas com o desejo de, a tempo e horas, preparar a época balnear de 2014, criando condições para que os nossos futuros visitantes usufruam das melhores condições possíveis, durante a sua estadia.


Eles eram lá capazes de manobras eleitoralistas, que, é sabido, só enganam os tolos.