23 agosto 2013

Na Ereira




Em 14 do corrente, fui à Ereira (Montemor-o-Velho), à procura de um pescador, na esperança de "pescar" alguns barbos, que seriam fritos pelo meu primo Carlos Castanheira, que tem uma receita tão especial, quanto deliciosa.


Barbos, não havia, porque é época de festas lá na terra, e o peixe não chegou para as encomendas.



Porém, a procura dos barbos por si só não era razão suficiente para dar aqui notícia da ida à Ereira. O que foi novidade para mim, foi o desenvolvimento da povoação, onde não ia há mais de 25 anos. 



Ficam as fotos que tirei, incluindo as de algumas ruas engalanadas para os festejos, que mostram o bairrismo dos seus naturais. Bairrismo que parece escassear noutras zonas não muito longínquas.



P.S. - Nesta visita entristeceu-me, mais uma vez, a invasão do vale do Mondego pelo milho trangénico, que deixa a perder de vista a praga dos lagostins da Louisiana. As fotos são dos campos da Ereira, mas podiam ter sido feitas nos campos de Alfarelos, Montemor-o-Velho, etc., etc.




P.P.S. - Tive pena de não ter levado os calções de banho.

19 agosto 2013

Móveis Castanheira, em Alfarelos




Quando estou em Alfarelos, não passo sem visitar os “Móveis Castanheira” para dar um abraço ao Carlos, que acumula a qualidade de parente (os nossos pais eram primos direitos), com a de amigo.


Na maior parte das vezes, depois do abraço, combinamos o petisco que nos vai servir de jantar nessa noite.

Desta vez repetiu-se a tradição, mas como o Carlos estava a atender um cliente quando cheguei, enquanto esperava dei uma volta pela ampla e bem fornecida área de exposição de móveis (ele não se limita à venda por catálogo; na maioria dos casos, o que o cliente vê, é o que compra), que incluiu uma visita ao salão do 1º andar, onde raramente vou.



E, agradado, com o que via, fui tirando umas fotos com o telemóvel. E, já em Algés, depois de transferir as imagens para o computador, resolvi fazer uma surpresa ao Carlos, postando (hoje e nos próximos dias) algumas das fotografias.



As imagens de hoje são de uma moderna cozinha, com tantas funcionalidades que, mesmo quem não goste de cozinhar, passa a gostar e, quem sabe, a fazer dela a sua divisão preferida (isto se não resolver remodelar toda a casa, investindo noutras opções, mais modernas ou mais clássicas, que encontrará nos “Móveis Castanheira”).