20 outubro 2013

Poluição Visual em Altura

As eleições autárquicas já se realizaram há três semanas, tempo mais do que suficiente para que todos os partidos políticos concorrentes às eleições no concelho de Castro Marim, tivessem procedido à limpeza dos espaços que ocuparam com propaganda eleitoral.

O PS e o PSD retiraram todos os cartazes na semana seguinte às eleições.



Porém, quer o PCP, neste caso, junto ao Clube Alturense, quer o BE, junto à Papelaria Maravela – aqui com a agravante de ter sido escolhida uma localização que dificulta a visibilidade aos automobilistas que sobem a Rua da Alagoa, bem como aos peões que se preparam para atravessar na passadeira – continuam a poluir visualmente o espaço urbano em Altura, como estas imagens mostram.

O que mais surpreende é este desleixo ser da responsabilidade de partidos que costumam reclamar-se como exemplos de comportamentos cívicos irrepreensíveis.



É caso para dizermos que no melhor pano cai a nódoa? Se o pano é bom, não posso garantir. Quanto ao resto, que cada um tire as suas conclusões.

P.S. - Sobre o CDS não escrevo porque se é certo que apresentou lista para a Câmara Municipal – onde obteve 24 votos – não fez campanha (a Rádio Guadiana tentou convidar o cabeça de lista para um debate com os restantes candidatos, mas a concelhia do partido informou que não tinha o contacto do candidato, que, ainda segundo citada concelhia, tinha sido escolhido e imposto pela distrital do partido).




16 outubro 2013

Que Grandes Aldrabões!


Diário de Notícias, hoje.
Cada vez me convenço mais que os jornalistas não são gente de fiar.

Quando os nossos governantes – esses sim, gente séria e de inteira confiança – nos garantiram em 2012 (e logo pela voz do primeiro-ministro, homem escravo da sua palavra, como todos sabemos), que 2013 era o ano do início da retoma, vêm estes tolos querer convencer-nos que o despudorado assalto às nossas carteiras continuará no próximo ano. 

E, ainda por cima, favorecendo os grandes empresários. Quem é que pode acreditar nos jornais?

Os jornalistas são mesmo uns patetas!


15 outubro 2013

O EXTRAODINÁRIO SERVIÇO MEO

Tenho o Meo em Algés e em Altura.

Em 9 de Agosto recebi, em Algés, uma mensagem sms avisando que havia uma falha do serviço Meo na minha zona, para cuja resolução previam demorar 35 horas. Como era uma previsão, estive mais de 120 horas sem serviço.

Também podem ver que, na segunda mensagem, em que anunciavam a reposição do serviço, se esqueceram de pedir desculpa, pelo erro grosseiro da previsão. Mas não se esqueceram de cobrar, quer as horas de utilização da pen que usei em casa, por não me estarem a fornecer o serviço contratado, quer as chamadas que fiz para para o 16209.

(Clicar nas fotos para aumentar)



Ontem, em Altura, recebi outra mensagem sms, pouco antes do meio-dia, que me informava que havia uma falha do serviço telefónico na minha zona, cuja resolução previam em 57 horas. Pouca coisa (pelo menos para eles).

Hoje, menos de 24 horas depois, anunciaram a reposição do serviço. É a isto que eu chamo eficiência. O pessoal algarvio deixa a perder de vista a capacidade dos técnicos lá de cima.



Mas, o mais engraçado disto tudo, é que, desta vez, nunca deixei de ter o serviço (telefone, TV e Internet) disponível.


Onde raio é que estes tipos pensam que é a “minha zona”?

12 outubro 2013

Ontem, na praia da Alagoa (Altura)




Ontem de manhã, quando estava na praia, assisti ao eclodir de um incêndio na vizinha localidade da Manta Rota.


Mas esse não foi o único acontecimento extraordinário: vindas do mar, num estranho e surpreendente fenómeno, pelo menos para mim, milhares de libelinhas voaram em direcção a terra.




Podem vê-las nos dois vídeos – um dos quais mostra igualmente a coluna de fumo negro sobre a Manta Rota -, bem como nas restantes imagens.


(Clicar nas fotos para aumentar)






Nesta imagem, as libelinhas parecem helicópteros que vão apagar o fogo (falta-lhes o balde).


Mas não houve só incêndio e libelinhas. O mar estava lindo! E a água uma maravilha. Talvez com um pouco de sal a mais para o meu gosto. 




07 outubro 2013

Ainda as obras da "Área de Lazer"


(Clicar para aumentar a foto)

Em 4 de Setembro último dei aqui notícia de que, finalmente, se tinham iniciado as obras de requalificação da chamada “área de lazer de Altura”, ilustrando o post com fotos do início da obra.

Hoje, passado que está mais de um mês, parece que não se avançou muito, como a foto acima mostra.

Também pode acontecer que tenha faltado algum operário e, eventualmente, tenhamos aqui a reedição da anedota dos três plantadores de oliveiras, em que um abria o buraco, outro colocava a pequena oliveira e o terceiro tapava o buraco. Quando o homem da oliveira faltou uns dias, os outros continuaram a abrir e a tapar buracos, mas sem plantarem as oliveiras.

Ou será que o prazo de conclusão da obra está previsto apenas para o início da próxima época balnear?


A este ritmo...

02 outubro 2013

Eu e a Volkswagen



Tenho um Volkswagen Touran que tem quase 10 anos. Há três semanas teve uma avaria na caixa de velocidades, pelo que o levei à oficina em Tavira, onde nos últimos tempos tenho feito as revisões.

Apresentado o orçamento da reparação, o dono disse-me que as peças demorariam dois dias (encomendadas à Lacocar, concessionária da Volkswagen em Faro) e a reparação mais dois. Dei o consentimento e fiquei a aguardar.

Três dias depois, recebo um telefonema a informar-me que nem a Lacocar, nem a SIVA, importador da marca para Portugal, tinham uma das peças necessárias (veio secundário) em armazém, pelo que iria ser pedida à fábrica, demorando cerca de 10 dias úteis.

Sem mais notícias até hoje, contactei o gerente da oficina que, não tendo recebido a peça, me comunicou que ia ligar para a Lacocar. Há pouco ligou-me com a informação, que confirmei, a seu pedido, como forma de pressão (inútil, como vão ver) falando com um funcionário da Lacocar, que me disse que a fábrica também não tem a peça disponível, estando o seu fabrico previsto apenas para a semana 43 do corrente ano. Isto é, não será fabricada antes de 21 de Outubro.

O responsável pelo serviço de peças da Lacocar terá, entretanto, contactado a Volkswagen espanhola, que também não tem a peça disponível.

Este é apenas o último dos muitos problemas (e despesas) que tenho tido com o carro. Volkswagen, não se esqueçam! É aquela marca que se ufana de ser um símbolo de qualidade.


O meu próximo carro vai ser de fabrico sul-coreano. Também têm problemas? Claro, como todos. Mas não se vangloriam de estarem entre os melhores. Além disso, dão entre 5 e 7 anos de garantia (depende da marca).