(Clicar nas fotos para aumentar)
Troço da Avenida "das Palmeiras", como também é vulgarmente chamada, junto da Urbanização Bela Praia, antes do ataque da praga.
(Foto do Google Earth)
O escaravelho vermelho está para as palmeiras, como os governantes estão para o povo. São duas pragas que quando atacam - e fazem-no sempre que podem - destroem os seus alvos.
A Avenida 24 de Junho, em Altura, é uma via circular que começa e termina na Estrada Nacional 125. A dividir as duas faixas em cada sentido tem uma placa central, que, antes do ataque do escaravelho vermelho, tinha plantadas em toda a sua extensão palmeiras que embelezavam a paisagem.
Foto do mesmo troço depois do abate das palmeiras afectadas
Porém, à semelhança do que se já se verificava nos espaços verdes de muitas das moradias da localidade, cujas palmeiras tinham começado a ser dizimadas há algum tempo, também as palmeiras da Avenida foram atacadas pela praga.
Outra imagem da Avenida, junto à Urbanização Rota do Sol, antes da investida do escaravelho
(Foto do Google Earth)
Infelizmente parece que ainda não se conhece antídoto para a "doença", de que sofre toda a região algarvia.
A única solução conhecida consiste no abate das "plantas arborescentes" (*) afectadas. Infelizmente, esta acção parece não ser suficientemente eficaz para travar a progressão do insecto predador.
Imagem do mesmo local tal como está actualmente
Tirei esta fotografia em Julho de 2007. Não é possível repeti-la, porque esta palmeira pertence ao grupo das que já foram abatidas.
(*) - As palmeiras não são consideradas árvores, porque todas as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco, que produz a madeira, e tal não acontece com as palmeiras.
(Fonte:Wikipédia)
Sem comentários:
Enviar um comentário