23 julho 2012

Altura ao Abandono? - Parte II



(Clicar nas fotos para aumentar)

Esta passadeira para peões situa-se em frente ao Centro de Saúde de Altura, junto a um cruzamento que tem durante todo o ano muito movimento de peões e viaturas. No período de 15 de Junho a 15 de Setembro, em que na Rua da Alagoa apenas se pode circular no sentido descendente, o trânsito de veículos sofre um natural acréscimo neste local.

Como se pode ver, além da sujidade do piso, a tinta que  devia assinalar a zebra está praticamente invísivel. Durante a noite a falta de visibilidade é ainda maior.



Um pouco mais adiante, na Rua de Camões, encontra-se outra passadeira exactamente nas mesmas condições, como podem ver pela foto de cima.

Mas estes não são os únicos casos. Por exemplo, a situação repete-se, na passadeira em frente ao Centro Infantil, assim como em outros locais que seria fastidioso continuar a enumerar aqui.

Ao dar publicidade a estes casos, não me move outra intenção que não seja alertar quem de direito, para que possam ser rectificadas situações que nem sequer envolvem o dispêndio de grandes meios.

E em relação ao texto que aqui publiquei em 5 do corrente, devo salientar que foram já efectuados alguns trabalhos, e algumas das situações mencionadas foram, entretanto, corrigidas. Claro que para isso contribuiu a "pressão" de termos entrado na época alta do turismo local. E, sendo essa "pressão" positiva, seria igualmente desejável que os responsáveis se preocupassem também com o bem-estar de todos os que aqui têm residência permanente.


EN 125

Outro aspecto positivo que quero salientar, é a criação de uma passadeira para peões na E.N.125. Trata-se de uma benfeitoria importante, que a ser respeitada por todos – condutores e peões – contribuirá decisivamente para uma maior segurança.

Por testemunho directo, constatei, porém, que nem todos os condutores se detêm naquele local, nem todos os peões se dispõem a andar mais um pouco para atravessarem na passadeira, fazendo-o em locais desprotegidos. Mas isso já são contas que têm a ver com o rosário que é a educação cívica de cada um.


 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos Fonseca:

Cumprimento-o pela intervenção cívica que decidiu fazer, através deste seu blogue.
A minha experiência, diz-me, porém, que na blogosfera é longo o caminho a percorrer até se atingir um índice de visitas em que as denúncias e as sugestões tenham consequências.
Permito-me sugerir a sua intervenção pessoal, a nível das Assembleias de Freguesia e Municipal, no período destinado às perguntas dos cidadãos, que a Lei permite, e, desse modo, sem vinculação partidária, fazer valer as suas críticas e as suas sugestões.
Penso que o seu empenho seria, inequivocamente, uma mais-valia para Altura.

Cumprimentos

J Silva Pereira

C. Serra disse...

Caro amigo,

Agradeço o seu comentário, bem como a sua sugestão.

Não ignoro que a influência deste blogue é limitada, mas se, como aconteceu quando o criei há sete anos, alguns dos textos contribuírem para corrigir um ou outro dos erros que aponto, já terá valido a pena.

De resto, embora nesta nova fase os temas tenham andado à volta da freguesia de Altura, isso não significa que este blogue não venha a falar de assuntos mais abrangentes.

Renovo os meus agradecimentos, com um abraço.