16 agosto 2005

A Bandeira Azul

Lagoa de águas residuais, entre a Lota e a praia dos pescadores de Altura

Quer a praia de Altura (Alagoa), quer a de Manta Rota, näo foram contempladas em 2004 com o galardäo da Bandeira Azul, essencialmente devido aos problemas resultantes da existência de uma lagoa de águas residuais - vulgo, esgotos - situada entre as duas praias e a poucas dezenas de metros do mar.

Foi, por isso, com surpresa que constatei que, aquando da divulgaçäo da listagem das praias a quem foi outorgado o referido galardäo em 2005, dela constavam estas duas praias, visto que nada se tinha alterado.

Entretanto, a Organizaçäo que procede à atribuiçäo da Bandeira, retirou-a àquelas duas praias, por näo obedecerem aos critérios previamente definidos.

Mais recentemente, o jornal PÚBLICO reproduzia afirmaçöes de uma responsável da "Bandeira Azul", afirmando que a existência da lagoa configurava uma situaçäo de atentado à saúde pública.

Ontem, a Quercus divulgava uma lista de praias com água de má qualidade, que incluia a Praia da Lota. Para quem näo sabe, a Lota é uma praia confinante com a lagoa e fica situada entre a Manta Rota, de que é uma continuaçäo natural, e Altura.

Perante o que antecede, compreende-se mal - ou näo se compreende de todo, a näo ser pela proximidade das eleiçöes - a atitude revanchista do sr. presidente da Câmara de Castro Marim de mandar retirar as Bandeiras Azuis das praias do Cabeço e Verde. Com a sua decisäo vai por certo afastar veraneantes daquelas praias, com evidentes prejuízos para quem ali ganha, a duras penas, o seu sustento.

Voltarei ao problema das "águas residuais" de Altura, num próximo post.

Sem comentários: