20 setembro 2012

À atenção do Município de Oeiras


Em Agosto de 2005, escrevi um texto neste blogue em que, entre outras coisas, chamava a atenção do Município de Oeiras para o desperdício de água que se verificava regando os jardins – no caso o Jardim 25 de Abril, em Algés – na hora de maior calor. Na altura fui informado de que esse procedimento se justificava porque, não dispondo aquele espaço verde de um sistema de rega automática, as regas eram feitas durante o horário normal de trabalho dos funcionários da autarquia.

Tratando-se de um assunto um tanto melindroso, já que ao incentivar de algum modo, ainda que mínimo, a instalação do referido sistema de rega, poderia estar a contribuir para que alguém fosse aumentar o número dos desempregados, não contestei o sistema usado, tendo sugerido apenas que os funcionários poderiam iniciar mais cedo aquela tarefa.

No passado dia 7 do corrente – um dia quente de Verão – , poucos minutos antes do meio-dia, constatei durante um passeio no referido jardim, que a "programação! das regas continuava na mesma, como se pode ver por esta fotografia:


(Clicar na imagem para aumentar)

Como podem as mais diversas entidades, incluindo as autarquias, tentar convencer-nos a poupar água, quando são as primeiros a desperdiçá-la? Ou estará alguém convencido de que se gasta a mesma quantidade de água, quer se regue às oito horas da manhã, com a terra ainda fresca da noite, ou ao meio-dia, quando o Sol já vai alto?

Quis o acaso que, nesse mesmo dia, eu tivesse necessidade de me deslocar à sede do Concelho, mais precisamente à Urbanização Alto da Barra, onde cheguei cerca das duas e meia da tarde. E o que vi deixou-me ainda mais surpreendido do que ficara de manhã em Algés. Nesta Urbanização o Municipio instalou um sistema de rega por aspersão que, em princípio, pode (e deve) ser programado para iniciar a rega à hora pretendida.


(Clicar na imagem para aumentar)

Pois apesar disso, àquela hora da tarde, com a temperatura elevada que se fazia sentir, o sistema de rega estava em pleno funcionamento. 

Não haverá ninguém na Divisão de Espaços Verdes que tenha a comezinha preocupação de programar a rega para uma hora mais conveniente?

Sem comentários: