02 setembro 2012

Altura - Higiene e Limpeza



(Clicar nas fotos para aumentar)

Esta imagem mostra o interior de um contentor de lixo colocado junto ao lote 173 da Urbanização Bela Praia, em Altura, que, tal como acontece com a generalidade dos contentores desta localidade, está a necessitar de uma lavagem urgente. Mas lavagem de contentores em Altura, é coisa a que nunca assisti desde que, já lá vão mais de dez anos, aqui fixei residência.

A seta aponta para um buraco existente no fundo do contentor, o que poderia ajudar a explicar a sujidade da rua naquele local. Escrevo poderia porque, se é certo que o buraco deixa passar os resíduos líquidos que alguns moradores insistem em depositar nos contentores (não é raro assistir ao despejo directo nos contentores, de baldes contendo toda a espécie de lixo, em vez de serem utilizados sacos devidamente fechados), também é verdade que este tipo de sujidade se encontra em todos os locais onde estão situados os recipientes – sejam contentores, sejam os chamados Molok – o que pode indiciar alguma falta de cuidado por parte dos funcionários que os manuseiam.


É bem visível a sujidade no piso, que é comum a todos os locais onde existem recipientes para o lixo

Estes problemas – quer a lavagem de contentores, quer a lavagem das ruas – teriam solução se o departamento de Higiene e Limpeza da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, do Município, estivesse equipado com máquinas para o efeito, o que, tanto quanto sei, não é o caso, talvez porque se trate de equipamentos caros.

Mas, se até a “varredora mecânica”, que tão útil era, há muito que não é avistada por estas bandas (provavelmente por estar avariada e não haver disponibilidade para a reparar, ou substituir), como poderemos esperar a aquisição dos equipamentos referidos?

Talvez na limpeza das ruas pudesse ser usado o sistema que já vi ser aproveitado pelo Município de Oeiras: na falta de equipamento próprio, requisitou auto-tanques dos bombeiros, bem como o pessoal necessário, procedendo, desta forma, à lavagem das ruas. Pode não ter tido o resultado ideal, mas as ruas ficaram bem melhores.

Sem comentários: