Neste blogue escreverei sobretudo sobre a freguesia de Altura. Todavia, não deixarei de abordar outros temas, sempre que o achar oportuno. E, por certo, não me faltarão ocasiões para isso.
20 setembro 2005
Pré-campanha em Altura
Enganei-me redondamente quando escrevi, no meu post de 29 de Julho, último, que em breve iriamos ter Altura invadida por cartazes de campanha. De facto, pelo menos por onde circulo apenas se vêem outdoors do PS. Ao que parece, Castro Marim não é um concelho particularmente apetecível para os aparelhos partidários. Apenas concorrem três forças políticas: PSD, PS e CDS.
Não faço a menor ideia de quais são as ideias ou projectos dos candidatos para os próximos quatro anos. No caso do CDS sei o nome do candidato à Câmara, porque fui ver ao site do partido, que se limita a indicar o nome do cabeça de lista. Quanto aos restantes candidatos, nada.
A mesma coisa no que se refere ao PS, embora neste caso haja diversos outdoors espalhados pela freguesia. Sei, pois, o nome do candidato e sei também que tem como lema "PROJECTAR O FUTURO". De que forma tenciona projectar o futuro (e qual futuro, perante o arraial que anda por esse país fora, espero que não seja o dele), parece ser segredo.
Da candidata à Junta de Freguesia também pouca informação tenho. Sei o nome da senhora, conheço a fotografia e também que tenciona pôr "ALTURA EM MOVIMENTO", o que me assusta um bocado. Gosto de ficar calmamente por aqui, junto ao mar e a Ayamonte (com combustível muito mais barato - ontem a gasolina custava menos € 0,257 do que do lado de cá - e IVA a 4, 7 e 16%) . Além disso, tendo em conta a qualidade de construção (ou a falta dela) que se pratica na região, receio que o excesso de movimento não faça muito bem às casas.
Por fim a candidatura do PSD, para a qual todos prevêem a vitória. O actual presidente da Câmara recandidata-se, o que normalmente é meio caminho andado para a vitória.
Dizia recentemente um hoteleiro aqui da freguesia que o candidato do PSD ganhará menos por mérito próprio (parece que há muita gente descontente com a forma como conduziu os últimos quatro anos) e mais por falta de comparência do PS, que não terá apresentado uma personalidade marcante, e que, além da propaganda estática, parece ficar também estático, sem acção que se veja.
Aliás, o candidato do PSD deve sentir-se tão confiante que, não só não tem cartazes fixos colocados nesta freguesia - há alguns na sede do concelho - mas também ainda não deu a conhecer o seu programa para o próximo mandato, para lá do que já é conhecido: campos de golfe (há que dinamizar tão popular desporto entre os munícipes), hotéis e aldeamentos. O que sabemos é que pretende "CONTINUAR A ESCREVER A HISTÓRIA DO CONCELHO", o que, salvo melhor opinião, seria uma tarefa para os historiadores vindouros. Além disso diz-nos também o cartaz que "Ainda há muito para fazer". Sobre isso creio que recolherá a unanimidade de todos: há, efectivamente, "muito para fazer". Arregace as mangas e comece já, sr. presidente!
No que respeita aos problemas do dia-a-dia das populações, não sabemos quais as suas ideias, nem de que forma tenciona resolvê-los, ou pelo menos, minorá-los.
E, para que não se pense que existe parcialidade por parte do Recados de Altura na publicação das fotos dos cartazes, de que até agora só foram publicados os do PS, aqui vão duas fotos de um cartaz móvel que esteve nos últimos dias estacionado junto ao Mercado de Altura, a dar-nos música, por acaso agradável.
Escusavam - e disso não tem o candidato culpa - era de estacionar de forma a ocultar um sinal de trânsito importante.
Por outro lado, o referido cartaz remete-nos para o site www.estevens2005.com . Lá fui eu, pensando que ali iria encontrar todas as ideias da candidatura para os próximos anos. Frustração: fui reenviado para uma coisa chamada "ideias frescas" (que também fazem muita falta), onde não encontrei vestígios da candidatura do dr. Estevens.
Assim vai a pré-campanha do nosso desapontamento. Melhores dias virão, esperemos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário