Um dos posts que aqui coloquei a partir de Algés, teve eco. De facto, recebi um e-mail da Divisão Administrativa da Câmara Municipal de Oeiras que respondia a uma das questões colocadas, reenviando uma mensagem com origem noutro Departamento daquela autarquia, que a seguir transcrevo na parte que interessa.
"Aproveito o ensejo para agradecer a sua colaboração certa que, só com a colaboração dos munícipes, é possível atingir a meta que nos propomos e se traduz na melhoria sistemática das condições de vida dos cidadãos.
A Chefe da Divisão Administrativa
Os trabalhos da Lisboagás em 2004 resultaram da necessidade de substituir a tubagem de gás existente, dado o tempo de vida útil da mesma ter terminado.
Os trabalhos da Lisboagás em 2005 resultam da angariação de novos clientes aos quais houve necessidade de providenciar o abastecimento.
O trabalho está a ser acompanhado por fiscais desta divisão."
Nem o facto de não ser esclarecida a razão primeira da questão colocada no referido "Recado" (a demora na reposição do passeio na situação anterior à obra), invalida o facto de aquela Câmara - pelo menos alguns Departamentos - ter uma prática democrática relativamente às reclamações/sugestões que lhe são colocadas.
Infelizmente este procedimento não é seguido por muitas outras autarquias que, aparentemente, interpretam os reparos feitos ao que está errado e que contribui para o mal-estar dos moradores, como ataques pessoais aos detentores dos cargos políticos - que, aliás, são por nós eleitos (às vezes à falta de melhor, ou porque não os conhecemos bem) - ou dos funcionários responsáveis, que até serão excelentes técnicos, mas que talvez estejam demasiado distantes das populações, bem como dos seus anseios.
Humildade democrática, precisa-se!
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